O diagnóstico de diabetes gestacional traz muita angústia e preocupação. E de fato é preciso ter um cuidado ainda mais específico com a alimentação nesses casos, já que é fundamental manter a glicose em valores controlados para evitar riscos para a sua saúde e a do seu bebê na gestação.
Mas o que é a Diabetes Gestacional?
Trata-se de uma certa dificuldade que o organismo da mulher tem de manter os níveis de glicose no sangue dentro de valores considerados seguros na gestação. E essa alteração é normalmente causada pelas alterações hormonais e metabólicas características da própria gestação. Por isso, toda gestante deve fazer os exames específicos do pré-natal que identificam o diabetes gestacional.
Quais os riscos do diabetes gestacional para a mãe e o bebê?
O diabetes gestacional, se não for corretamente controlado, pode aumentar as chances de complicações para a saúde da mãe e de seu bebê.
Para a gestante, aumentam os riscos do aparecimento de síndromes hipertensivas da gestação (complicações associadas ao aumento da pressão arterial na gestação) assim como aumentam as chances de desenvolvimento de diabetes tipo 2 após a gestação.
Para o bebê, são maiores as chances de complicações pulmonares e hipoglicemia após o nascimento (é quando ocorre uma queda acentuada da glicose no sangue do bebê). O bebê também pode crescer e ganhar muito peso, aumentando assim a associação com riscos para a sua saúde.
Desta forma é fundamental que a gestante seja acompanhada ao longo de todo o seu pré-natal e tenha os cuidados específicos com a sua alimentação, não só durante a gestação, mas também após o nascimento do bebê.
E como é feito o tratamento?
A base do tratamento do diabetes gestacional é o ajuste na alimentação. Com as orientações certas e a adequação do consumo alimentar, conseguimos manter a glicose dentro dos valores recomendados, evitando assim o uso de medicações como a insulina na gestação.
A dieta para controle do diabetes gestacional precisa ser restrita?
Essa é uma das dúvidas mais comuns. Muitas mulheres inclusive chegam até mim no consultório com a alimentação bastante restrita, principalmente em relação ao consumo de carboidratos. Até mesmo alimentos como as frutas deixam de ser consumidos em função do medo de aumento da glicemia.
E muitas dessas restrições geram angústia e até mesmo sofrimento, já que fica difícil dar continuidade no médio e longo prazo. Mas não precisa ser assim.
Você pode e deve ter uma alimentação saborosa e variada mesmo com diabetes gestacional!
É plenamente possível manter uma alimentação adequada e ainda assim consumir alimentos como frutas e outros normalmente deixados de lado como batata, macarrão, arroz e até mesmo o pão.
Você só precisa aprender a como consumir cada um desses alimentos!
Saiba que o carboidrato é um nutriente fundamental para o crescimento do bebê e por isso não pode deixar de ser consumido. Isso significa que a solução do tratamento não se baseia apenas em retirar o carboidrato da alimentação. Pelo contrário, é preciso atingir a quantidade recomendada de carboidrato para a gestação, mas principalmente saber como consumir os alimentos fontes e aprender a combinar com outros alimentos.
Consulta
O acompanhamento nutricional do diabetes gestacional deve ser iniciado logo após o diagnóstico e ser continuado durante toda a gestação.
Na primeira consulta desse acompanhamento, iremos conversar bastante. Separe um tempo de 1h e 30 min na sua agenda. Você irá me contar todo seu histórico de saúde, irá poder tirar suas dúvidas mais específicas e ainda faremos juntas o seu plano alimentar. Você irá me guiar para que possamos escolher os alimentos mais adequados para você, mas que agradem o seu paladar. Tudo será ajustado à rotina que você leva hoje. Isso fará com que seja muito mais fácil colocar as mudanças na sua alimentação em prática.
Você também irá receber materiais e sugestões de receitas para que possa tornar a sua alimentação ainda mais variada e saborosa.
Nas consultas de acompanhamento iremos sempre identificar e trabalhar as suas principais dificuldades com ferramentas comportamentais específicas. Isso vai te ajudar a ter um comportamento alimentar ainda mais adequado, o que é fundamental para o sucesso do tratamento do diabetes gestacional.
Disponibilidade para sanar dúvidas
Costumo falar, com as minhas pacientes com diabetes gestacional, que sempre seguiremos juntas ao longo do caminho. Cada mulher é única e o seu metabolismo também. Por isso, as recomendações iniciais podem precisar ser ajustadas sempre que necessário para que a glicemia se mantenha dentro dos valores indicados. Nesse sentido, encontraremos juntas a melhor estratégia alimentar para o seu caso.
Para isso, estarei sempre disponível para que você possa tirar suas dúvidas pelo WhatsApp, sempre que precisar. Isso permite que possamos fazer mudanças na sua alimentação sempre que for necessário. Você terá acesso ao meu telefone pessoal para que possa entrar em contato diretamente comigo sempre que precisar.
Assim conseguimos manter um contato mais próximo entre cada consulta, pois sei que são várias as dificuldades que surgem na prática.
De verdade, conte comigo para ser seu braço direito e te ajudar a superar esse grande desafio na sua gestação.