Quais os riscos que você pode ter se não tiver as orientações nutricionais adequadas para cada fase da gestação?
São muitas as questões envolvidas com a alimentação durante a gestação. Cada trimestre tem suas particularidades e exigências nutricionais. E por isso precisam de um olhar diferenciado.
No primeiro trimestre é muito comum as gestantes se queixarem de sintomas clássicos e que de fato interferem diretamente na alimentação e dificultam a ingestão de alimentos. Isso pode provocar perda de peso e até riscos de carências nutricionais, como anemia. Mas além disso, os ajustes na rotina alimentar são fundamentais para que haja alívio e melhora dos sintomas tão intensos nessa fase.
Costumo dizer, que o primeiro trimestre é o momento ideal para iniciar o acompanhamento nutricional, repensar os hábitos alimentares e melhorar a qualidade da sua alimentação. Isso trará benefícios para você e seu bebê, não só durante a gestação, mas também após a chegada do bebê.
A chegada do segundo trimestre traz consigo uma maior demanda de nutrientes. A partir de agora o bebê irá crescer e se desenvolver cada vez mais rápido. Sendo assim, o foco passa a ser na adequação nutricional e no fornecimento adequado de nutrientes importantíssimos para você e seu bebê, dentre eles o ferro, cálcio, magnésio, selênio e zinco, por exemplo.
É nessa fase da gestação que a mulher começa a se sentir mais disposta e sintomas como os enjoos, tão frequentes no primeiro trimestre começam a melhorar cada vez mais. Com isso muitas das vezes há um certo aumento no consumo alimentar, que se não for feito de forma adequada pode levar ao ganho de peso excessivo. Por isso é muito comum que no quarto mês de gestação as mulheres tenham um ganho de peso maior em relação aos meses anteriores. E é preciso ficar atenta a isso.
Mas apesar da maior necessidade nutricional nessa fase da gestação, não podemos deixar de lado questões que são tão importantes e que interferem diretamente no consumo alimentar.
É nessa fase do seu pré-natal nutricional que olhamos ainda com mais detalhamento para as suas questões comportamentais. É preciso então entender de que forma suas emoções, seu grau de ansiedade, angústia e preocupação com a gestação e a chegada de um bebê interfere na sua alimentação.
No segundo trimestre as mulheres costumam relatar um aumento da fome, o que é justificado pela maior necessidade de nutrientes e calorias. Mas apesar disso, é necessário que se aprenda a identificar outras questões que vão muito além da fome física e estão mais associadas às questões emocionais e comportamentais. Nesse sentido, conversamos e trabalhamos a fome emocional, as vontades e os “desejos” alimentares que muitas vezes estão presentes nessa fase e costumam interferir no ganho de peso gestacional.
Portanto, o segundo trimestre é o momento para melhorar ainda mais seu hábito alimentar, corrigir o que não deu certo e buscar ferramentas e estratégias comportamentais para que as mudanças sejam de fato colocadas em prática. Assim conseguimos atingir as recomendações nutricionais necessárias, manter o ganho de peso estável e ainda prevenir fatores de risco na gestação.
O terceiro trimestre traz consigo a ansiedade pelo final da gestação e a chegada do bebê. As mudanças corporais provocadas pelo crescimento cada vez mais rápido do bebê fazem com que alguns sintomas, como a azia, possam voltar com mais intensidade. Além disso, há um acréscimo na demanda nutricional que também precisa ser ajustado na alimentação.
Esse é o momento de finalizarmos todo o trabalho de melhora da qualidade da alimentação e ainda adequar as recomendações nutricionais para essa fase final da gestação. É nesse momento que trazemos questões sobre os cuidados alimentares nas últimas semanas de gestação e aqueles necessários após a chegada do bebê, no pós-parto e amamentação.
Sendo assim, é fundamental que o pré-natal nutricional conte com uma consulta em cada trimestre da gestação. Só assim é possível fazer com que as mudanças na sua alimentação sejam de fato incluídas na sua rotina, contribuindo assim para uma gestação saudável.
Mas se você já passou do primeiro trimestre e ainda não iniciou seu pré-natal nutricional, não se preocupe! Sempre há tempo para iniciar. Será um prazer acompanhar sua gestação e te ajudar a ter uma alimentação adequada. Usaremos todo o tempo de gestação que ainda temos pela frente para adequarmos a sua alimentação. Farei os ajustes necessários de acordo com as suas particularidades. Trabalharemos também as questões emocionais e comportamentais que possam estar interferindo na sua alimentação.
Conte comigo para ser a sua nutricionista especializada na gestação!
Meu objetivo do acompanhamento nutricional na gestação não é fazer com que você receba somente as orientações nutricionais necessárias para a gestação, mas sim que você consiga segui-las na prática, de forma leve e natural, sem que precise mudar radicalmente a sua rotina. Assim, determinadas mudanças propostas na sua alimentação podem acabar refletindo num novo hábito alimentar que você poderá adotar até mesmo após o fim da gestação.
No nosso primeiro encontro teremos muita coisa para conversar! Então separe um tempo de 1h30min na sua agenda. Irei conhecer melhor sobre você, seu histórico e hábito alimentar, dividiremos algumas angústias da gestação e tiraremos muitas dúvidas também!
Ah, ainda durante a primeira consulta, montaremos juntas o seu plano alimentar. Afinal você irá me ajudar a escolher os melhores alimentos (que caibam na sua rotina e agradem o seu paladar). Assim, montaremos um plano alimentar que se encaixe dentro da vida que você leva hoje.
Cada fase do acompanhamento nutricional exige um olhar específico e diferenciado. Em todas as consultas posteriores, sempre vamos verificar sua evolução, adesão ao plano alimentar e avaliar questões como a do ganho de peso na gestação.
Iremos também verificar a melhora em alguns parâmetros clínicos importantes, e te ajudarei usando técnicas e ferramentas específicas para as dificuldades que surgirem. Dessa forma você vai ficar muito mais motivada e organizada, sem que as mudanças alimentares necessárias na gestação sejam um peso para você.
Eu estarei de mãos dadas contigo desde a primeira consulta até mesmo após o bebê nascer! Entre uma consulta e outra, sempre ficarei disponível para você tirar todas as suas dúvidas pelo WhatsApp. Você terá acesso ao meu telefone pessoal para que possa entrar em contato diretamente comigo sempre que precisar. Assim conseguimos manter um contato mais próximo entre cada consulta, pois sei que são várias as dificuldades que surgem na prática.
De verdade, conte comigo para ser seu braço direito nessa fase tão importante da sua vida.