A reeducação alimentar é um processo contínuo. No primeiro encontro, além de conhecer os hábitos alimentares e a rotina diária, procuro entender como ocorre a relação da pessoa com os alimentos. Isso porque a alimentação envolve muito mais que o simples ato de comer. As nossas escolhas alimentares estão relacionadas com vários fatores, como fatores emocionais, culturais e sociais. E identificar o que está por traz de um determinado comportamento é fundamental para que ele possa ser modificado. Quando a mudança de comportamento alimentar se torna uma realidade, a perda de peso surge como uma consequência.
No decorrer do acompanhamento, também são verificadas quais são as maiores dificuldades e como elas podem ser superadas. Buscamos também alternativas em conjunto que irão facilitar a rotina e melhorar o hábito alimentar.
Mais do que restringir a alimentação, é importante que saibamos qual a melhor forma de consumir e substituir os alimentos, qual a quantidade ideal e sua forma de preparo. Auxiliar na melhor compreensão sobre as necessidades do seu corpo e os sinais de fome e saciedade ao longo do dia também são importantes nesse processo. Desta forma, conseguimos manter uma rotina saudável a curto, médio e longo prazo, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
Durante todo o acompanhamento, me mantenho a disposição por e-mail ou WhatsApp para troca de informações, dúvidas ou outros questionamentos. Assim conseguimos manter um contato mais próximo e facilitar uma melhor adesão ao tratamento, pois sei que são várias as dificuldades que surgem na prática.