Ver um bebê chorando com cólica é algo que deixa os pais e cuidadores muito angustiados. E na tentativa de aliviar o sofrimento dos pequenos, uma boa opção é recorrer a alternativas naturais como os chás, por exemplo. Há vários chás para cólica de bebês que, tomados pela mãe, têm o poder de passar seus princípios ativos pelo leite e auxiliar a reduzir esse problema das cólicas.
Mas antes de pensar em oferecer qualquer chá para o seu bebê é preciso ficar atento e saber que:
As cólicas são normais nos 3 primeiros meses de vida
Durante essa fase, o intestino do bebê, assim como os demais órgãos, ainda está em amadurecimento e desenvolvimento. Por isso, logo que a criança começa a consumir o leite materno, é normal que surjam as cólicas intestinais. Essas cólicas, em sua maioria, são provocadas pela presença dos gases intestinais.
Alguns hábitos alimentares da mãe podem ajudar a reduzir essas cólicas. Eu já expliquei em detalhes sobre isso aqui no blog, nesse outro post sobre dieta pós-parto para evitar cólicas no bebê.
Mas aqui vai uma boa notícia: após os 3 meses essas cólicas costumam desaparecer, podendo estar presentes eventualmente durante a amamentação exclusiva. Caso as cólicas ainda permaneçam com muita intensidade e outros sintomas como diarreia e manchas pelo corpo estejam presentes, é recomendado conversar com o pediatra que acompanha a criança para que se descubra o que está causando o surgimento desses sintomas.
Os chás não devem ser oferecidos para o bebê antes dos 6 meses de vida.
A amamentação deve ser exclusiva nos 6 primeiros meses de vida da criança. Isso significa que não deve ser oferecido ao bebê nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, incluindo a água e os chás.
O leite materno é um alimento completo para o bebê, uma vez que fornece todas as vitaminas, minerais, proteínas, gordura, carboidratos e energia que o bebê precisa para se desenvolver de maneira saudável nos 6 primeiros meses de vida. Só após essa idade que a oferta de alimentos e até mesmo de alguns tipos de chás está liberada.
A oferta de chá nos primeiros meses de vida pode trazer risco para a saúde dos bebês. Além disso, a oferta de líquidos como os chás provoca distensão do estômago. Isso faz com que o bebê se sinta saciado por mais tempo, o que diminui o consumo do leite materno e prejudica a amamentação. Lembre-se que quanto mais o seu bebê sugar o seu peito, maior produção de leite você terá.
Alguns chás podem aliviar as cólicas dos bebês quando tomados pelas mães.
Já que não se pode dar esses chás para os pequenos, a alternativa correta seria a mãe que amamenta fazer o consumo deles. Isso porque, ao consumir esses chás o bebê irá, através do leite materno, receber os benefícios dos princípios ativos de cada um desses chás.
Chá de hortelã
O chá de hortelã é bastante eficaz no alívio das cólicas intestinais e auxilia na melhora da digestão. Por isso, é uma alternativa para as mães que amamentam exclusivamente e procuram alívio das cólicas dos seus bebês.
Chá de erva doce
O chá de erva doce também é conhecido pelo seu efeito no alívio das cólicas intestinais e na melhora da digestão. Além disso, diversos estudos têm demonstrado relação entre o consumo do chá de erva doce e o aumento na produção de leite materno. Assim, isso seria um efeito positivo para as mulheres que amamentam de forma exclusiva.
Chá de camomila
Já o chá de camomila é conhecido pelo seu efeito calmante, uma vez que ajuda a relaxar, alivia o estresse e reduz a ansiedade. Mas além disso a camomila também auxilia no controle da má digestão. Sendo assim, o chá de camomila pode ser bastante útil não apenas para o alívio das cólicas dos bebês, mas também para auxiliar no sono e descanso de mãe e filho(a) nesses meses tão intensos.
Consuma os chás com moderação
Mas lembre-se que, apesar de serem ervas naturais, o consumo delas durante a amamentação deve ser feito de forma moderada. Isso porque o consumo excessivo não só desses chás mas de qualquer produto fitoterápico durante a amamentação pode trazer riscos para a sua saúde e a do seu bebê.
Até o nosso próximo encontro!