Estamos na semana do natal e os preparativos para a elaboração da ceia e a escolha dos ingredientes estão a todo vapor. É época de reunir amigos e familiares e degustar comidas e receitas tradicionais. E tem sempre aquele prato com um sabor especial. Pode ser a rabanada ou o pavê famoso da sua avó, presente em todos os natais e que tem gostinho de infância, ou o tender do seu tio do qual ele não gosta de revelar a receita para ninguém, mas que fica maravilhoso. Enfim, cada um tem sua história e um sabor guardado na memória.
É fato que a ceia de natal é um evento que envolve uma variedade de preparações, muitas delas consideradas como sendo calóricas ou que não combinam com dieta e alimentação saudável. E nesse caso é normal surgir aquela preocupação com os quilos extras que podem ser conquistados após as festas. Então o que fazer?
Inicialmente é importante citar que alimentação saudável também envolve prazer e variedade. Isso inclui comer vários tipos de alimentos na quantidade adequada. Sendo assim, para quem não tem uma restrição alimentar específica, a regra é moderação. Coma com prazer e não se sinta culpado em comer um pedaço do famoso pavê da sua avó, por exemplo. Experimente as suas preparações preferidas, pois algumas são feitas apenas nessa época. Saboreie e respeite seu corpo. Nosso organismo emite sinais de saciedade que muitas vezes não reparamos. Quando começar a se sentir satisfeito interrompa a ingestão de alimentos.
Já para aquelas pessoas que precisam de uma alimentação diferenciada em função de fatores como diabetes, hipertensão e colesterol alto, entre outras restrições, intolerâncias e alergias alimentares, é importante que se tenham opções de preparações elaboradas com ingredientes que a pessoa possa consumir sem causar riscos à sua saúde.
No caso dos diabéticos, por exemplo, existem diversas receitas bastante saborosas e que podem ser preparadas e consumidas não só pelo diabético, mas pela família toda. Desta forma a ceia se torna segura e também muito prazerosa para quem tem esse tipo de restrição. No caso de portadores de alergias alimentares, deve se ter muita atenção com a contaminação cruzada durante a preparação dos alimentos. As bancadas, utensílios e demais objetos utilizados devem estar limpos e livres do ingrediente alimentar causador de alergia.
Por fim, aproveite a festa e divirta-se. Desfrute da companhia de seus familiares e pessoas queridas e não deixe que a preocupação exagerada com a comida seja um fator de estresse nesse dia.