Olá mamães!
Nós sabemos que durante a fase de amamentação exclusiva dos nossos bebês, haverá momentos em que precisaremos sair de casa e resolver problemas, ir ao banco, ao médico ou até mesmo dar uma volta no shopping. E nessas horas nos planejamos para fazer tudo que precisa ser feito nos intervalos entre uma mamada e outra. Mas imprevistos acontecem não é mesmo? Por isso é importante saber como retirar e armazenar o leite materno em casa para oferecer ao seu bebê nos momentos em que não seja possível estar com ele.
Ao retirar o leite materno você também auxilia na estimulação da produção e decida do leite, contribuindo assim para o sucesso da amamentação.
Como retirar o leite materno?
Há duas opções: retirar manualmente ou com o auxílio de bombinhas.
E qual das duas é a mais indicada? Na verdade, não há uma forma melhor que a outra. Escolha a que mais se sentir confortável. Ou seja, se você não quiser comprar uma bombinha e preferir coletar manualmente, está tudo bem. Mas, se achar mais fácil coletar com a ajuda de bombinhas elétricas ou manuais, tudo bem também! O importante é ter o leite armazenado sempre que seu bebê precisar.
Coleta Manual
Essa forma de coleta não tem custo, mas exige habilidade e bastante prática. Como é feita de forma mais suave, costuma não gerar traumas nos seios, principalmente se os mamilos estiverem com rachaduras ou sensíveis e ainda tem menor risco de contaminação.
Já dizia o ditado: “a prática leva à perfeição”. E aqui não é diferente. Pratique bastante, e você irá perceber que a cada dia saberá melhor como retirar o leite materno.
Mas para te ajudar nos primeiros momentos, procure uma maternidade ou bancos de leite de sua cidade. Lá você irá encontrar todo o apoio necessário durante a amamentação também!
Uso de bombinhas
Há várias opções de bombinhas no mercado, dentre elas a bombinha manual e a elétrica. Você pode testar e ver qual delas se encaixa melhor para você. Mas é muito importante que você tenha cuidado com a higienização do aparelho para evitar contaminações e possíveis infecções no seu bebê.
É normal que no início você apenas consiga retirar pouca quantidade de leite. Isso irá aumentar conforme você for adquirindo mais prática. E lembre-se que a coleta não deve ser dolorosa. Se você estiver sentindo algum incômodo é sinal que o procedimento está errado.
Passo a passo para a coleta do leite
1 – Primeiro você deve separar o recipiente que irá armazenar o seu leite. Ele deve ser preferencialmente de vidro incolor e com tampa de plástico. O vidro deve ser resistente ao calor também.
OBS: algumas bombinhas vendidas no mercado já vêm com os potes próprios para armazenar o leite materno. Nesse caso não há problema em utilizá-los! Em caso de dúvidas, leia sempre o manual e veja as orientações do fabricante.
2 – Lave-o bem com água e sabão e ferva a tampa e o frasco por 15 minutos.
3 – Deixe o recipiente secar sobre um pano limpo com a boca virada para baixo.
4 – Após seco, mantenha o frasco bem fechado até a coleta.
5 – Antes de iniciar a coleta: prenda os cabelos e lave bem as mãos.
6 – Aplique uma compressa morna por 3 a 5 minutos em cada mama.
7 – Para que você consiga retirar o leite, é preciso que haja um certo estímulo à descida do leite. E você pode fazer isso olhando, segurando, ou pensando no seu bebê.
8 – Massageie bem as mamas em movimentos circulares. Posicione os dedos indicador e polegar ao redor da auréola e aperte várias vezes até que comece a sair leite.
9 – Despreze o primeiro jato de leite, e armazene o restante no seu recipiente.
10 – Alterne as mamas quando começar a diminuir o fluxo de leite.
Como armazenar o leite materno?
Antes de guardar o frasco com o leite coletado, é importante que ele seja identificado com a data e a hora da coleta, já que o leite deve ser consumido pelo bebê dentro de um prazo específico. Isso é uma da dicas mais importantes sobre como armazenar o leite materno.
Quanto tempo dura?
Isso irá depender se o leite ficará guardado em refrigeração (geladeira) ou no freezer (congelado).
Conservação do leite materno na geladeira
O leite materno pode ficar sob refrigeração na geladeira por um prazo de até 12 horas. Então, se você coletar o leite e for oferecer para o seu bebê nesse prazo é seguro deixar na geladeira. Caso contrário, o recomendado é congelar.
Conservação do leite materno em freezer (congelamento)
Se o seu bebê não for consumir aquele leite que você coletou dentro de 12 horas, o ideal é congelar. Mas é importante saber que o leite materno só pode ficar congelado por até 15 dias! Após esse tempo ele deve ser desprezado. Por isso é muito importante colocar a data nos potes.
Quanto de leite devo armazenar?
Não existe uma quantidade exata. O que você pode fazer é ir coletando o leite e colocando no pote aos poucos até completar. Ou seja, se hoje você conseguiu tirar 20ml no total, não tem problema. Leve o pote ao congelador, e aguarde a próxima coleta. Na próxima vez, se o volume retirado for de 30ml, por exemplo, junte no pote com os 20 ml, totalizando 50ml. E assim por diante.
Importante: a data considerada para o prazo de validade deve ser sempre a da primeira coleta!
Quanto de leite devo oferecer ao bebê?
Depende da idade e principalmente do peso do seu bebê. O volume de leite ofertado irá depender da capacidade gástrica, ou seja, da capacidade em volume que o estômago do seu bebê consegue tolerar por mamada. Conforme o bebê vai crescendo, ele mama um volume maior.
Para calcularmos a capacidade gástrica de um bebê, utilizamos a seguinte relação: 25ml a 30ml de leite por quilo de peso. Ou seja, um bebê de 5 quilos pode tolerar um volume de 125 a 150ml de leite por mamada. Mas claro que isso irá depender de cada bebê, e aos poucos você irá conhecer melhor o quanto de volume que seu bebê tolera por horário.
Oferecendo o leite ao bebê
Vamos ver aqui como fazer para oferecer o leite que está guardado em geladeira ou congelado para o bebê.
Se o leite estiver congelado:
1 – O descongelamento deve ser feito na geladeira. Por isso, retire o frasco do congelador um tempo antes de oferecer ao seu bebê.
2 – Após descongelado, pode ser oferecido em até 12h para o bebê.
Como aquecer o leite que foi descongelado ou que estava na geladeira
1 – O aquecimento deve ser feito em banho-maria. Aqueça bem a água. Quando a água estiver bem quente, desligue o fogo e deixe o recipiente com o leite imerso na água. Agite o vidro lentamente de vez em quando para misturar os componentes do leite. Após aquecido, o leite deve ser ofertado para o bebê em até 1h
2 – Se o bebê não mamar todo o leite do recipiente, jogue fora a sobra.
Atenção:
1 – Não aqueça o leite em micro-ondas. Ao fazer isso, o leite pode se tornar extremamente quente e causar queimaduras na boca do bebê.
2 – Não ferver! O calor excessivo da fervura destrói as proteínas e alguns nutrientes do leite também.
Use copinhos pequenos para oferecer o leite para o bebê
Ao usar o copinho, o bebê se esforça para pegar o leite com a língua o que auxilia o exercício muscular da face do bebê e ainda evita a confusão de bicos.
Se a amamentação e a pega do bebê já estiverem bem estabelecidas, você pode usar mamadeiras com bico de formato anatômico e adequado para a faixa etária.
Se você ainda tiver ficado com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que terei o prazer de responder e de te ajudar. E conheça mais sobre os benefícios da amamentação no meu post de mitos e verdades sobre amamentação.
Confira também o vídeo no meu canal do YouTube:
Até o nosso próximo encontro!