Olá! Minha dica de receita de hoje é a de iogurte natural caseiro. Saber como fazer iogurte natural em casa é de grande valia para uma alimentação saudável e saborosa. O iogurte é um alimento probiótico que traz diversos benefícios para a saúde. Por exemplo, quando consumido regularmente ele auxilia na prevenção e alívio da prisão de ventre. Pode ser utilizado em substituição ao leite nas pequenas refeições como café da manhã e lanches.
O iogurte natural é uma ótima opção para enviar no lanche da escola das crianças também. Experimente adicionar fruta picada, aveia ou granola. Fica uma delícia. Para aqueles que desejam um sabor mais doce, use 1 colher de chá de mel ou de açúcar mascavo para adoçar!
Esse iogurte também pode ser usado em receitas como bolos, tortas salgadas e vitaminas de frutas! Use sua imaginação e deixe esse alimento cada vez mais presente na alimentação da sua família. Aqui no blog você também encontra uma receita de iogurte natural com creme de abacate que fica uma delícia. Não deixe de conferir!
Para quem gosta de versões mais naturais, essa receita é uma boa pedida. Os iogurtes industrializados são em sua maioria adicionados de uma grande quantidade de açúcar, corantes e diversos aditivos químicos e por isso não são os mais indicados. Quando estiver no supermercado, experimente olhar a lista de ingredientes desses produtos. Você vai se impressionar com a lista imensa de ingredientes e de nomes difíceis que aparecem.
Essa receita é fácil de fazer, mas tem alguns segredinhos. Então vamos lá!
Receita – Passo a passo
-
Você vai precisar de:
– 1 litro de leite integral
– 1 copinho de iogurte natural integral
OBS: Você pode usar leite e iogurte desnatado, porém a consistência será mais rala. O iogurte natural utilizado só pode conter dois ingredientes: leite ou leite em pó e fermentos lácteos, que são as bactérias boas do iogurte. Qualquer outro ingrediente como açúcar, gelatina, espessante não deve estar presente, pois a receita não dará certo. Para verificar isso, é só olhar a lista de ingredientes no rótulo, onde deve constar apenas as palavras: leite e fermento lácteo.
-
Como fazer:
– Numa panela aqueça o litro de leite até atingir a fervura e começar a subir a espuma. Nesse momento desligue o fogo e deixe o leite esfriar na panela.
– O leite não pode esfriar totalmente. Ele deve ficar na temperatura morna. Mas o segredo está aqui: a temperatura certa é quando você conseguir colocar seu dedo e ficar por uns 10 segundos sem queimar. Você deve sentir o calor ainda do leite, mas não o suficiente para te queimar! Quando isso acontecer é hora de misturar o iogurte no leite.
– Pegue o iogurte e adicione no leite morno. Misture com uma colher até dissolver todo o iogurte.
– Em seguida transfira para um pote com tampa (aqui há outro segredo – use um pote escuro, e após tampar bem, pegue um pano de prato limpo e envolva bem o pote)
– Deixe o forno aquecer por uns 3 minutos. Desligue o forno e coloque o pote com o iogurte embrulhado no pano de prato lá dentro e feche o forno.
– Deixe o pote com o iogurte dentro do forno fechado e desligado por pelo menos 8 horas. Passado esse tempo, retire o pote do forno e leve-o à geladeira por umas 2 horas. Está pronto.
Outra coisa legal! Você não precisa comprar um iogurte a cada vez que for fazer. É só separar a quantidade necessária para a receita em um outro potinho e utilizar depois. Além de render 1 litro de iogurte o sabor ainda se torna mais suave.
-
Com Iogurteira
Outra forma de se fazer o iogurte em casa é com o auxílio de iogurteiras. Essa forma é mais prática, pois a iogurteira irá manter a temperatura ideal de crescimento e fermentação das bactérias lácteas presentes no iogurte. Há diversas opções no mercado, e todas elas são boas, aconselho a escolher aquela que traz melhor custo benefício.
Para fazer na iogurteira o processo é o mesmo. Mas você não precisará ferver o leite, pois a iogurteira já fará o papel de aquecer o leite. Então é só colocar o leite no recipiente que vem nela e misturar o iogurte com uma colher até dissolver completamente. Em seguida ligue a iogurteira e deixe por pelo menos 8 horas. Esse é o procedimento padrão, mas veja no manual do aparelho que você adquirir se há outro procedimento indicado.
Espero que tenha gostado dessa dica. Aproveite a receita e até a próxima!
Amei amei a as receitas