Acompanhar o seu ganho de peso na gravidez é muito importante para a sua saúde e a de seu bebê. A presença de um baixo ganho de peso para a semana gestacional é um fator comum entre muitas gestantes e é fundamental que nesse caso a alimentação seja revista e adequada às suas individualidades.
Na gestação, a necessidade de calorias e nutrientes está aumentada. Portanto, não é indicado que sejam realizadas dietas restritivas ou que visem a perda de peso neste momento. Caso a mulher já esteja fazendo dieta para perda de peso, ao descobrir a gestação, ela deve interromper a restrição alimentar e buscar orientação nutricional novamente. Caso contrário, um adequado ganho de peso na gravidez pode ficar comprometido.
O que fazer se tenho ganho de peso insuficiente
Quando a gestante apresenta um baixo ganho de peso na gravidez, alguns fatores devem ser avaliados. A presença de vômitos, enjoos, falta de vontade de comer e anemia, por exemplo, devem ser levados em consideração, já que estes podem estar prejudicando o consumo alimentar adequado.
A avaliação do hábito alimentar na gravidez é de extrema importância. Isso permite que sejam adotadas certas estratégias nutricionais que promovem o consumo adequado de alimentos. Assim, haverá o fornecimento de energia e nutrientes necessários para a mãe e para o crescimento do bebê.
O baixo ganho de peso da mãe na gravidez está relacionado a alguns fatores de risco para as gestantes. Da mesma forma, há risco para as crianças, que podem vir a nascer prematuras e/ou com baixo peso.
Desta forma, recomenda-se que as gestantes com um baixo ganho de peso na gravidez recebam orientações alimentares específicas para adequação do seu estado nutricional. O acompanhamento nutricional na gestação tem como objetivo promover um ganho de peso saudável da mãe e do bebê. Assim, haverá um menor risco de desenvolvimento de problemas relacionados a uma alimentação inadequada durante essa fase. Por isso, procure seu nutricionista e realize seu acompanhamento nutricional.