Olá pessoal! A páscoa está chegando e nessa época somos rodeados por muitas delícias feitas de chocolates. São ovos de vários tamanhos, sabores e recheios, além de bombons e barras de chocolates diversas para nos encher de vontade de saborear cada pedacinho e assim fica difícil de resistir. Mas agora que você engravidou, pode estar se perguntando. Será que grávida pode comer chocolate?
Confira o que vídeo que fiz no meu Canal do Youtube:
Diferenças entre os vários tipos de chocolates
- Chocolate ao leite: o preferido da maioria, é feito com pasta de cacau, açúcar e leite, leite em pó evaporado ou condensado, entre outros ingredientes. Possui bastante açúcar e gordura. Por isso precisamos ter mais cuidado com a quantidade e frequência do consumo.
- Chocolate branco: é obtido a partir da mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes. É o que tem menor quantidade de cacau. Assim como o chocolate ao leite, é rico em açúcar e gordura e também precisamos ficar atentos quanto à quantidade e frequência de consumo.
- Chocolate meio amargo: já possui mais cacau em sua composição. Em comparação ao chocolate ao leite e o branco, o chocolate meio amargo tem menos açúcares e gorduras.
- Chocolate amargo (mais de 60% de cacau): é o que tem a maior quantidade de cacau e a menor de açúcares e gorduras. Então, dentre as opções de chocolates, seria o mais indicado. Porém, tem um sabor forte e amargo e muitas pessoas costumam não gostar.
- Chocolate diet: feito com restrição de açúcares e adição de adoçantes. É feito com a massa de cacau, leite em pó e soro de leite. Porém, apesar de ser isento em açúcares, ele é adicionado em gorduras para manter as suas características e o sabor. Por isso, não é um chocolate pobre em calorias. Pode conter a mesma quantidade de calorias do chocolate ao leite ou ainda ser mais calórico.
- Chocolate orgânico: a composição é idêntica ao produto similar, porém, ingredientes como o cacau, por exemplo, foram preparados e cultivados num sistema livre de produtos químicos como os agrotóxicos e pesticidas.
Agora que já vimos as diferenças entre os chocolates vamos falar um pouco sobre o consumo deles na gravidez.
Consumo de chocolate na gravidez
Se você está grávida, uma das preocupações é com relação ao ganho de peso. E realmente é preciso ter atenção, já que um ganho de peso excessivo pode trazer risco para sua saúde e a de seu bebê, além de dificultar a perda de peso pós-parto. Mas então, você deve estar se perguntando: bom se preciso controlar meu peso não posso comer nenhum pedacinho de chocolate, já que chocolate engorda? E aí eu te respondo: calma, não é bem assim!
A gente não pode simplesmente dizer que um determinado alimento, como o chocolate por exemplo engorda e que outro, como a alface emagrece. Isso é uma forma de individualizar os alimentos e esquecer que o ganho ou a perda de peso depende de diversos fatores, e não apenas do consumo de um alimento isoladamente.
O ganho de peso na gestação envolve a individualidade de cada gestante, e principalmente, o seu hábito alimentar como um todo. Se você adotar uma alimentação saudável e adequada para as suas necessidades durante a gravidez, o consumo de chocolate não irá te trazer riscos.
Então quais são os cuidados que você deve ter? Vamos lá que vou te ajudar!
Consuma o chocolate de maneira consciente
Por exemplo, no lugar de comer uma barra de chocolate ou a metade num dia, consuma até 4 quadradinhos pequenos para matar a sua vontade. E tente evitar comer chocolate todos os dias. Se for bombom ou brigadeiro, opte por 1 a duas unidades pequenas. E os ovos de páscoa? Consuma pedaços pequenos, saboreie e faça seu ovo durar mais dias, assim você aproveita mais.
Cuidado com o chocolate amargo e meio amargo
Apesar de esses serem os mais indicados quando o assunto é chocolate, por terem maior quantidade de cacau em sua composição, também possuem mais cafeína. E sabendo que a cafeína deve ser controlada na gestação procure ficar atenta à quantidade consumida. Se você comer um pouco a cada dia não tem problema algum!
Gestantes com diabetes gestacional
Se você está com a glicose aumentada, precisará ter mais atenção, principalmente com o chocolate ao leite e o branco que tem bastante açúcar. Se sentir vontade de comer chocolate prefira o meio amargo ou o amargo, e coma pouca quantidade.
Atenção com os chocolates diet
Para substituir o açúcar nesses chocolates, são adicionados determinados adoçantes. Alguns deles como o ciclamato de sódio por exemplo, são contraindicados na gestação. Então para não ter riscos, melhor evitar!
Por fim, atenda às suas vontades e desejos quanto ao chocolate, mas seja moderada. E não se esqueça: ter um hábito alimentar saudável e adequado para as suas necessidades é o que de fato irá te ajudar a ter uma gestação mais tranquila e um ganho de peso adequado.
Até o nosso próximo encontro!