Olá! A introdução alimentar após os 6 meses de vida exige alguns cuidados básicos com a higiene dos alimentos. Isso é muito importante para proteger o seu bebê de doenças transmitidas por alimentos que podem causar vômitos e diarreias.
Hoje vou mostrar que alguns procedimentos básicos fazem com que os alimentos se tornem seguros do ponto de vista microbiológico para os bebês. Os cuidados com a higiene devem ser direcionados não apenas aos alimentos preparados para as crianças, mas também aos utensílios como pratos, talheres, copos, mamadeiras além das bancadas e demais objetos usados no preparo dos alimentos. Estes também devem estar limpos e livres de contaminação.
Cuidados importantes a se ter antes do preparo dos alimentos
1. Prepare o ambiente:
– A bancada da cozinha que você for utilizar para iniciar o preparo dos alimentos deve estar organizada, limpa e livre de panelas ou utensílios sujos. É interessante passar um pano limpo para tirar as sujeiras aparentes e depois limpar com álcool. Assim, se cair algum alimento na bancada, esse não será contaminado.
– Tenha cuidado com a esponja usada na limpeza da louça utilizada para o preparo dos alimentos. O ideal é que ela seja substituída com frequência e sempre que escurecer ou começar a ficar desgastada.
– Use panelas, talheres e demais utensílios de cozinha que estejam bem limpos.
– É importante também ter cuidado com os panos de pratos que devem estar sempre limpos. Ao perceber que estão muito úmidos ou sujos troque-os. O ideal é que esses panos sejam trocados diariamente ou ao final do preparo de cada refeição.
– Não deixe os lixos próximos das bancadas e proteja os alimentos e utensílios da poeira, insetos e da presença de animais.
– E não se esqueça de lavar as mãos com água e sabão antes de iniciar o preparo dos alimentos e antes de servi-los ao seu filho (a).
– Evite assoprar os alimentos durante o preparo ou quando for oferecer eles à criança.
2. Limpeza de frutas, legumes e verduras
Antes de oferecer as frutas para o bebê ou usá-las como ingrediente de outras preparações é importante higienizar adequadamente.
– Pegue o alimento e lave em água corrente para retirar as sujeiras aparentes. Se for folhas de alface por exemplo, separe-as do talo e lave uma a uma.
– Em seguida encha um recipiente com água filtrada e adicione a solução clorada. O mais recomendado é usar as soluções que vendem nos supermercados ou hortifrútis. Essas são soluções de hipoclorito de sódio, e tem de diversas marcas. Siga as instruções de diluição que estão no rótulo . Em geral é utilizado de 15 a 20 gotas de solução a cada litro de água. Você também pode usar água sanitária nesse processo. Para isso leia o rótulo e veja se ela também é indicada para a higienização de hortifrúti. Dilua 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água.
– Deixe o alimento imerso na água com a solução clorada por uns 15 minutos.
– Após esse período, retire-os, escorra a água e lave novamente em água corrente.
– Se não for oferecer imediatamente ao seu bebê, coloque em recipiente fechado e leve à geladeira até a hora de servir.
3. Limpeza da geladeira e do freezer
É muito importante que os eletrodomésticos usados para refrigeração dos alimentos sejam limpos com frequência.
Uma dica: o momento ideal para realizar a limpeza é antes de fazer as compras de mercado, ou seja, quando o seu eletrodoméstico estiver mais vazio.
– Tenha o cuidado de desligar a geladeira ou o freezer da tomada antes de iniciar a limpeza, isso evita possíveis danos ao aparelho e até mesmo acidentes.
– Retire todos os alimentos e guarde-os em caixas térmicas ou isopores com gelo. *Aproveite para ver se há algum alimento fora de validade.
– Retire as partes móveis e lave com água e sabão.
– Para remover o excesso de gelo, deixe as portas abertas para descongelar naturalmente.
– Limpe as partes de dentro com bucha, sabão e água.
– Retire a água com um pano limpo.
– Ligue novamente a geladeira ou freezer.
– Coloque os alimentos de volta.
OBS: não demore muito para fazer a limpeza (procure não passar de 2 horas). Isso evita que os alimentos que foram retirados se estraguem, pois, eles não podem ficar fora da geladeira por muito tempo.
Como conservar os alimentos
1. Cuidados com a conservação dos alimentos preparados
Após preparar os alimentos é importante ter alguns cuidados no armazenamento, pois, alimentos mal armazenados favorecem o desenvolvimento de micro-organismos causadores de doenças.
– Os alimentos semi-prontos, ou seja, que foram picados e temperados, devem ser armazenados na prateleira do meio da geladeira.
– Já os alimentos prontos para consumo devem ser guardados na parte superior da geladeira, até o momento de serem reaquecidos.
Os alimentos prontos como arroz, feijão, saladas massas e carnes não devem ficar mais que duas horas em temperatura ambiente.
Refrigeração: Aqueles alimentos que estiverem já preparados e cozidos devem ser guardados em geladeira com temperaturas de até 4ºC. O recomendado é consumir esses alimentos prontos em até 72 horas (3 dias).
Congelamento: Você também pode congelar os alimentos, crus ou mesmo já cozidos. Para isso use recipientes limpos (como vidros, plásticos ou sacos próprios para congelar alimentos). Guarde na quantidade ideal a ser utilizada para cada refeição.
A temperatura do freezer deve ser de -18ºC a -23ºC, e podem ficar guardados por até 3 meses. Para facilitar, é recomendável identificar os alimentos com uma etiqueta contendo data de preparação e data de validade.
Descongelamento: O descongelamento não deve ser feito em temperatura ambiente, ou sob água corrente. Recomenda-se que este seja realizado em forno micro-ondas ou na geladeira até que esteja descongelado.
Quando o alimento estiver totalmente descongelado, inicie logo o seu preparo. Depois de cozido esse alimento pode ser armazenado na geladeira (até 4ºC) por até 3 dias.
Atenção: alimentos que já foram descongelados não devem ser congelados novamente.
2. O que fazer com as sobras
– As sobras dos alimentos não utilizados no preparo devem ser cobertas e refrigeradas imediatamente, podendo ser utilizados em até 24 horas.
– As sobras dos alimentos prontos já servidos no prato, devem ser desprezadas.
Seguindo essas dicas de armazenamento e higiene dos alimentos, seu bebê estará mais protegido contra vômitos e diarreias e outras doenças que alimentos contaminados podem transmitir.
E você? Tem mais alguma dica de limpeza ou conservação de alimentos? Deixe aqui nos comentários e vamos juntas aprender novas técnicas!
Até o nosso próximo encontro!
2 Comentários