Olá! A dica de receita de hoje é de papinha de maçã para bebês. Essa papinha de frutas, sem dúvidas, é uma das mais utilizadas no início da introdução alimentar. E por isso, é comum surgirem dúvidas sobre a melhor forma de se preparar e oferecer ao bebê. Vamos lá?
Como fazer a papinha de maçã
Essa receita é bem simples e você só vai precisar de:
– Maçã de sua preferência
– Um pouco de água para cozinhar
Modo de preparo
Para melhor aproveitamento dos nutrientes da fruta, recomendo que se faça o cozimento da maçã no vapor. Para isso, você irá precisar de uma cestinha própria para cozimento no vapor. Aquela que encaixa dentro da panela e não deixa que o alimento entre em contato com a água. Caso você prefira, pode usar também a cuscuzeira ou panela de arroz que venha com a vaporeira auxiliar.
– Comece cortando a maçã em 4 partes e retirando o miolo e os caroços da fruta sem retirar a casca.
– Coloque um pouco de água na panela, e adicione a maçã cortada sob a cestinha de cozimento à vapor. Feche a panela e espere a água ferver e aguarde por cerca de 15 minutos.
– Passado esse tempo, desligue o fogo e retire os pedaços de maçã da cestinha. Faça o teste com um garfo. Se estiver fácil de amassar, está no ponto certo.
– Com um garfo, raspe a polpa da maçã de forma que ela se solte da casca e continue amassando até formar quase um purê.
– A papinha de maçã para bebês fica parecendo um purê com gruminhos e é assim mesmo. Mas antes de oferecer para o seu bebê, coloque a papinha em um recipiente com tampa e deixe esfriar na geladeira. Certamente seu bebê não irá consumir a quantidade de 1 maçã inteira de uma só vez. Então, você pode armazenar o restante na geladeira por mais 1 dia. O indicado é oferecer inicialmente 1 colher de sopa da preparação e ir aumentando de acordo com a aceitação e necessidade da criança.
Vantagens da fruta cozida para o bebê
Nos primeiros dias de introdução alimentar, é indicado oferecer as frutas cozidas para o bebê. Isso porque ao cozinhar as frutas, as fibras presentes são levemente quebradas, facilitando a digestão pelo bebê. Isso irá diminui os desconfortos provocados pelos gases e cólicas intestinais. Vamos lembrar que o intestino da criança ainda está se adaptando à oferta gradual de outros alimentos diferentes do leite materno. O cozimento também torna a fruta mais doce, uma vez que os açúcares naturais da fruta são mais concentrados. E isso ajuda na aceitação inicial dos alimentos.
Recomenda-se que a oferta de frutas cozidas seja feita apenas na primeira semana da introdução alimentar. Isso porque ajuda a promover uma adaptação intestinal aos alimentos. Porém, após a segunda semana da introdução alimentar, a fruta deve ser oferecida para o bebê na sua forma natural. Nesse caso, deve apenas ser raspada ou amassada com o garfo para melhor aproveitamento dos nutrientes e benefícios das fibras para a saúde intestinal da criança.
Receita de papinha de maçã sem vaporeira ou panela a vapor
Na receita eu sugeri utilizar esses utensílios próprios para o cozimento à vapor. Eles são mais indicados já que o alimento não entra em contato com a água e é cozido apenas pelo vapor formado no interior da panela, preservando assim os nutrientes.
Mas, caso você não tenha esses utensílios em casa e não deseje adquirir, você pode fazer o cozimento a vapor em panela comum sem problemas. Vamos ver como:
– Peque uma panela pequena, e adicione uma quantidade pequena de água (o suficiente apenas para cobrir o fundo da panela).
– Corte uma maçã ao meio e retire o miolo e os caroços sem retirar a casca da fruta.
– Em seguida coloque as duas metades da maçã com a parte da casca virada para baixo, de modo que a casca da fruta fique em contato com o fundo da panela e a água.
Importante: aqui nesse caso, a quantidade de água utilizada não deve ultrapassar e cobrir a fruta, pois aí já não será mais cozimento à vapor e sim cozimento normal.
– Tampe a panela, e ligue o fogo. Deixe ferver em fogo baixo por pelo menos 10 minutos ou até a água secar.
– Retire os pedaços de maçã da panela, e com a ajuda de um garfo separe a polpa da casca e continue amassando até que atinja a consistência de purê. E está pronta a papinha de maçã!
Benefícios da maçã para o bebê
A maçã é uma fruta que traz diversos benefícios para a saúde do bebê.
Rica em nutrientes
É uma fruta rica em vitamina A, C e as do complexo B, dentre elas as vitaminas B1 e B2. Ainda apresenta quantidades elevadas de minerais como o potássio, cálcio, ferro, fósforo e magnésio. O consumo desses nutrientes pela criança é muito importante, pois eles irão auxiliar no desenvolvimento ósseo, muscular e neuronal da criança, contribuindo assim para o seu crescimento saudável.
Rica em fibras
Assim como outras frutas, a maçã é rica em fibras, o que contribui para o bom funcionamento do intestino do bebê. Dessa forma, ela também ajuda a prevenir a prisão de ventre em bebês.
Fortalece o sistema imunológico da criança
Por ser uma fonte de vitamina C e de outras substâncias com papel antioxidante, o consumo de maçã ajuda o bebê a ter um sistema imunológico mais forte para combater gripes e resfriados.
Sendo assim, aproveite todos os benefícios dessa fruta e inclua ela na rotina alimentar do seu bebê.
Até a próxima!