A obesidade é uma desordem metabólica cada vez mais presente na população. Ela traz consigo o surgimento de outras doenças como a diabetes, hipertensão e a dislipidemia, que é a alteração dos valores de colesterol e gorduras no sangue. Nos últimos anos, tem crescido muito o numero de crianças com excesso de peso. Isso se deve principalmente à mudança de hábitos alimentares e do estilo de vida de toda a família.
A prevenção da obesidade infantil começa ainda na gestação e na amamentação. Desda a gravidez, a mãe deve ser estimulada a adotar uma alimentação equilibrada. As preferências alimentares da criança já começam a ser influenciadas ainda na vida intrauterina. E durante a introdução alimentar, que ocorre aos 6 meses de vida, o hábito alimentar começa a ser consolidado. Sendo assim, é muito importante que toda a família se envolva e adote práticas alimentares saudáveis.
Outro fator de suma importância é que você se dedique, desde a fase de introdução alimentar, a formar hábitos alimentares saudáveis em seu filho. Isso porque o hábito alimentar construído na primeira infância tende a permanecer, e com isso você estará proporcionando ao seu filho uma herança benéfica para toda a sua vida.
Nesse outro post aqui no blog, você pode encontrar 9 dicas que irão te ajudar na prevenção da obesidade infantil. Não deixe de conferir!
Em caso de dúvidas ou dificuldades com a alimentação das crianças, procure o seu nutricionista. Ele é o profissional mais indicado para orientar a alimentação de toda a família e está pronto para te ajudar!!