Hoje gostaria de falar sobre um sintoma que é motivo de muito desconforto para a maioria das gestantes. Estou falando da prisão de ventre, também chamada de constipação ou obstipação intestinal.
Mas o que é de fato a prisão de ventre? Trata-se de um esforço fora do normal para eliminar as fezes, que muitas das vezes saem endurecidas e ressecadas, gerando dor e muito incômodo ao longo do dia. Aliado a isso temos a distensão abdominal e a presença de gases e a gestante pode ficar mais de 3 dias sem conseguir ir ao banheiro.
Se preferir, assista ao vídeo que fiz sobre o assunto:
Causas da prisão de ventre na gravidez
O surgimento desse sintoma está relacionado à ação de hormônios típicos da gravidez, como a progesterona, que dificulta o funcionamento intestinal. Com o desenvolvimento da gestação, o útero vai ficando cada vez mais aumentado. Isso ocasiona pressão no intestino, o que dificulta ainda mais o seu funcionamento normal e a eliminação de fezes.
Mas os erros alimentares do dia a dia também são causas diretas da prisão de ventre na gravidez. Principalmente o baixo consumo de fibras e a insuficiente ingestão de líquidos. E geralmente, com o início da suplementação de ferro, esses sintomas tentem a se intensificar. Por isso é muito importante ficar atenta ao padrão alimentar adotado na gravidez para evitar qualquer desconforto intestinal.
Dicas para aliviar a prisão de ventre
Para ajudar vou dar algumas dicas para aliviar ou prevenir a prisão de ventre na gravidez:
Fibras
Procure consumir mais fibras em sua alimentação. Algumas frutas como laranja com bagaço, mamão, ameixa e figo têm bastante fibra. Da mesma forma, os vegetais folhosos como a alface, o agrião, a rúcula e o repolho também. Por fim, os cereais integrais como a granola e a linhaça, por exemplo, ajudam a fornecer boas quantidades de fibras ao longo do dia.
Aveia
As fibras solúveis da aveia têm ação direta no funcionamento intestinal e ajudam a prevenir e aliviar a prisão de ventre. Aproveite e introduza a aveia na sua alimentação diária. Ela pode ser consumida no café da manhã ou nos lanches junto com vitaminas, com iogurte natural ou de qualquer outra forma que desejar.
Água
Beber bastante água ao longo do dia também auxilia na prisão de ventre. E quando falamos em ingestão hídrica, muitas vezes nos referimos ao consumo de água, mas sucos de frutas naturais também auxiliam a atingir a recomendação de líquidos que é de 2 a 3 litros na gestação. Por isso tenha sempre perto de você uma garrafinha de água.
Respeite seu corpo
Fique atenta ao estímulo de ir ao banheiro. Ouça seu corpo e não deixe para depois um chamado tão importante. O mais recomendado é criar um hábito intestinal diário, de preferência após o café da manhã. Isso auxilia o funcionamento rotineiro do seu intestino e previne o surgimento da constipação.
Por último, converse com seu nutricionista. Após a avaliação do seu hábito alimentar ele irá te dar sugestões de como melhorar a alimentação visando a combater a prisão de ventre na gravidez. A adequação da dieta à rotina e preferências alimentares é fundamental para o sucesso e segurança do acompanhamento nutricional na gestação.
1 Comentário