Você já pensou sobre o melhor momento para procurar um nutricionista na gravidez? Pois é. O ideal é que você busque acompanhamento nutricional especializado assim que descobrir a gestação, ou seja, no início da gravidez.
Muitas mulheres esperam o fim dos sintomas do primeiro trimestre para procurar auxílio de um nutricionista. Um dos principais motivos para isso são os desconfortos clássicos do início da gestação como enjoos e vômitos, que de certa forma dificultam muito a ingestão alimentar.
Sendo assim, muitas mulheres acreditam que não adianta ir ao nutricionista enquanto estiverem “passando mal” já que não irão conseguir colocar nada em prática do que o profissional sugerir.
Mas a questão é que quanto antes você iniciar seu acompanhamento nutricional na gravidez, melhor. Mesmo que você esteja enjoando muito e não consiga comer direito. E vou te dar alguns motivos para isso:
Alívio dos enjoos.
Isso significa que com mudanças estratégicas na sua rotina alimentar é possível trazermos mais alívio e conforto a esses sintomas do primeiro trimestre. Com isso você irá se alimentar melhor. Conheça algumas das estratégias nesse outro post aqui do blog.
Você tem mais tempo de colocar as mudanças necessárias em prática.
Ninguém consegue mudar radicalmente de uma hora para outra. Isso vale para as mudanças de hábitos alimentares. Para que elas sejam incorporadas na sua vida é preciso que você as faça de forma leve e gradual. E você iniciando ainda no primeiro trimestre você ganha mais tempo para isso.
Evita situações de risco na gestação.
Muitas situações de risco como a diabetes e a pressão alta podem já iniciar no segundo trimestre. E as mudanças estratégicas na alimentação no primeiro trimestre diminui muito o risco de elas aparecerem.
Controle de peso de forma leve e natural.
O primeiro trimestre é também o momento que usamos para conversar sobre expectativas do ganho de peso na gestação. Muitas gestantes me procuram com “medo” de engordar muito. Aproveitamos esse momento inicial para aliviar toda essa angústia, identificar e trabalhar na mudança de comportamentos que interferem diretamente no ganho de peso. Assim, conseguimos fazer com que você chegue no segundo trimestre mais tranquila com a questão do ganho de peso na gestação.
Por isso, não deixe de incluir também os encontros com seu nutricionista ao longo do seu pré-natal. Você vai ver como isso irá te ajudar a ter uma gravidez mais tranquila e saudável.
Tatiana Magri
Nutricionista Materno-Infantil
CRN-1/9875
Atendimento em Brasília-DF