Olá meninas! No post de hoje eu trago uma reflexão que julgo importante. Um dos principais motivos que levam as gestantes a buscarem o acompanhamento nutricional na gestação é o medo de engordar na gravidez. E isso muito me preocupa, pois o cuidado com a alimentação durante a gravidez tem outros objetivos e não apenas o controle do ganho de peso. Por isso vamos pensar sobre algumas questões.
Você vai ganhar peso!
Não tem jeito, isso é algo natural do processo de gerar um bebê. Seu corpo irá passar por diversos ajustes e se “adaptar” para promover o crescimento do bebê. Você irá armazenar mais tecido adiposo, seu volume sanguíneo irá aumentar, terá a formação da placenta, líquido amniótico e o próprio bebê. Tudo isso contribui para o ganho de peso natural e esperado da gestação.
Precisamos nos atentar com o ganho excessivo, mas também com o ganho insuficiente.
Perceba, são os dois extremos: o baixo ganho de peso pode interferir no desenvolvimento do bebê. E o ganho excessivo traz riscos para a sua saúde, como pressão alta, diabetes gestacional e pré-eclâmpsia, e a do seu bebê, como riscos dele nascer muito grande.
A velocidade de ganho de peso na gestação depende diretamente do seu hábito alimentar.
Então perceba que não é só controlar a quantidade do que se come na gravidez. Mais importante do que isso, precisamos focar numa alimentação de qualidade. Isso trará as consequências positivas e irá evitar diversos riscos a sua saúde e a saúde do seu bebê na gestação.
Portanto, não foque apenas no ganho de peso. Aproveite o momento da gravidez para rever suas escolhas alimentares diárias e o seu hábito alimentar.
E lembre-se que a adoção de novos hábitos leva tempo e não é feita da noite para o dia. Mas aos poucos as mudanças vão trazendo os benefícios esperados e o “controle” de peso será apenas uma consequência vivenciada de forma leve e tranquila ao longo de toda a gestação.
Pense nisso!
Tatiana Magri
Nutricionista Materno-Infantil
CRN-1/9875
Atendimento em Brasília-DF