Olá meninas! A introdução alimentar deixa muitas mães de cabelo em pé. Saber quais os cuidados necessários na hora de preparar os alimentos dos bebês é fundamental para evitar riscos à sua saúde. E ainda contribuir para o estabelecimento de bons hábitos alimentares. E uma das principais dúvidas é sobre como temperar a comida do bebê. Isso porque muitas pessoas acreditam que não se deve temperar a comida do bebê. Mas será que isso é verdade? Confira as minhas dicas de como temperar a comida do bebê.
Evitar sal até 01 ano de vida.
As preparações oferecidas aos bebês menores de 01 ano devem ser feitas sem sal. Mas isso de jeito algum significa que a refeição deles precisa ser sem sabor e sem graça! Dá para substituir o sal no preparo dos alimentos e ainda assim deixar a refeição saborosa e agradável para as crianças.
Abuse de temperos naturais.
Isso mesmo! Existe uma variedade de temperos naturais e ervas aromáticas que podem e devem sim ser usadas no preparo dos alimentos oferecidos ao bebê. Salsa, louro, cebolinha, manjericão, alecrim, coentro, alho, cebola, tomate, pimentão, açafrão etc. Use sua imaginação e combine estes e outros temperos naturais para dar sabor aos alimentos e preparações oferecidas ao bebê.
Dica prática e que ajuda muito no dia a dia – congele pequenas porções das ervas: compre as ervas frescas e higienize-as adequadamente. Em seguida coloque-as sobre um pano de prato limpo e seco, retire o excesso de água e deixe secar. Pique a salsa e a cebolinha por exemplo, e coloque em saquinhos próprios para congelar alimentos ou use forminhas de gelo. Quando for temperar os alimentos é só retirar direto do freezer e colocar na panela e seguir com o preparo normal.
Legumes devem ser cozidos e oferecidos ao bebê na sua forma natural sem temperar.
No início da introdução alimentar o ideal é que a criança vá conhecendo o sabor natural de cada alimento. Posteriormente quando a introdução alimentar já estiver bem estabelecida, você pode ir adicionando receitas e preparações contendo legumes e usando os temperos naturais para incrementar o sabor.
Cuidado com temperos e molhos prontos.
Molho de tomate pronto (em lata ou saquinho), ketchup, maionese, molho shoyo, caldo de galinha ou frango, etc. Esses produtos também não devem ser usados para temperar a comida dos bebês, independente da idade, pois contêm alta concentração de sal e outros condimentos.
Até a próxima!