Olá! Tenho percebido que muitos pais têm dúvidas sobre como montar uma lancheira saudável para seus filhos. As informações sobre alimentação e dietas nas mídias são tantas que muitos ficam perdidos sem saber o que realmente se deve ou não enviar no lanche escolar infantil, sem prejudicar a saúde dos seus filhos. No texto de hoje vou dar algumas dicas que irão ajudar a facilitar essa tarefa.
Evite os alimentos industrializados.
Primeiro é importante a gente sempre lembrar que a alimentação das crianças deve ser variada e baseada em alimentos naturais. As crianças fazem parte de um grupo bastante vulnerável e que é bastante influenciada pela pressão que as marcas de alimentos industrializados exercem. São rótulos coloridos, com personagens infantis e que muitos, além do produto alimentício, ainda vêm com um brinquedo dentro. E além disso, os fabricantes ainda tentam convencer os pais de que a presença de vitaminas e minerais escritas em destaque no rótulo é muito importante para o desenvolvimento das crianças, e com isso eles acabam comprando.
Bem, é fácil perceber a variedade desses “alimentos infantis” disponíveis nos supermercados, mas será que realmente eles são necessários para nossas crianças? A maioria desses alimentos industrializados são ricos em calorias, açúcares, gorduras, sal e outros diversos aditivos químicos que realçam o sabor e ajudam a conservá-los por mais tempo. Por isso, eles devem ser evitados no lanche escolar infantil. Mas isso quer dizer que as crianças são proibidas de comer? Não é bem assim.
As crianças devem ser incentivadas a consumirem alimentos naturais como frutas, cereais integrais, iogurtes naturais, verduras etc. Isso facilita um hábito alimentar saudável durante toda a vida delas. Por isso, montar uma lancheira saudável significa incluir mais alimentos desses tipos. Já os demais alimentos industrializados não devem fazer parte da rotina diária das crianças, mas podem ser consumidos eventualmente. O consumo excessivo desses alimentos industrializados leva à obesidade infantil. De acordo com as pesquisas epidemiológicas atuais, o Brasil é um dos países onde há um grande número de crianças com obesidade infantil e isso se deve, principalmente, ao elevado consumo desses “alimentos infantis”.
Por isso substitua:
Iogurte de frutas industrializado, bebidas lácteas, achocolatados de caixinha, “petit suisses” por iogurte natural. Ele pode ficar ainda mais saboroso quando misturado com frutas e adoçado com um pouco de mel.
Bolinhos industrializados por bolos simples feitos com massa caseira. A criança irá adorar sentir o cheiro e poder experimentar o bolo quentinho recém-saído do forno. Você ainda pode convidar a criança para ajudar a misturar a massa por exemplo e o processo será ainda mais divertido. Invista em bolos de frutas, cenoura ou de fubá e milho por exemplo. Mas evite as tortas e bolos recheados e com coberturas.
Salgadinhos e biscoitos recheados por biscoitos integrais e snacks mais saudáveis. Ofereça à criança opções mais naturais e com menos sódio e açúcar. Há no mercado biscoitos de soja ou gergelim que são bastante saborosos também.
Salgados de padaria por lanches menos calóricos como os sanduíches de pães integrais por exemplo. Ofereça um sanduíche caseiro com recheio de pasta de atum ou de frango. Ou recheie com queijo branco e tempere com azeite e orégano. Fica uma delícia.
Sucos de caixinha e refrigerantes por sucos naturais ou integrais. Os sucos podem ser preparados em casa e colocados em garrafinhas térmicas, você pode até mesmo utilizar as polpas de frutas congeladas para preparar os sucos. Atualmente há no mercado diversas opções de sucos integrais que são feitos apenas da fruta sem adição de açúcar, eles são uma boa opção para aqueles dias mais corridos.
Balas, doces, e demais guloseimas por frutas secas e castanhas. Explique para seu filho que esses alimentos não devem ser comidos todos os dias, e que o excesso faz mal para a saúde deles. As frutas secas costumam ser bem aceitas pelas crianças e são ótimas opções para um lanchinho rápido.
Assim, o melhor é conversar com seu filho e explicar porque não é aconselhável comer esses alimentos com muita frequência. Mas não se deve proibir totalmente e nem fazer com que esses alimentos se tornem moeda de troca ou prêmio por uma conquista da criança. Isso só irá tornar esses alimentos ainda mais valorizados por ela.
Exemplos de como montar uma lancheira saudável
Para ilustrar melhor eu trouxe aqui alguns exemplos de como montar uma lancheira saudável para seu filho.
- Suco de laranja natural + Sanduíche de pão integral com pasta de atum, ricota e cenoura ralada + Banana
- Iogurte natural + bolinho caseiro de fubá + manga em pedaços
- Suco de uva integral + tapioca recheada com queijo branco + melão cortado em cubinhos
- Salada de frutas caseira + Pão integral com queijo minas azeite e orégano + água de coco natural
- Cookies caseiros + iogurte natural + morangos.
- Pãezinhos de queijo caseiros + iogurte natural + uvas
Coloque na lancheira da criança um potinho com castanhas e frutas secas para ela beliscar quando sentir fome nos intervalos. E não esqueça de colocar uma garrafinha com água também.
Saber como montar uma lancheira saudável e promover essas mudanças na rotina e nos lanches dos pequenos contribuirá para eles seguirem um hábito alimentar mais adequado ao crescimento e desenvolvimento deles. Assim, isso ajudará a evitar o excesso de peso e outros problemas futuros.
Até a próxima!!
1 Comentário