Hoje vim dar uma dica de receita de mingau de aveia que faz bastante sucesso aqui em casa e que pode ser consumida por toda a família.
Por não conter açúcar e não levar leite como ingrediente, esse mingau pode ser seguramente oferecido para bebês menores de 1 ano e em alimentação complementar.
Você irá precisar de:
– 2 colheres de sopa de farelo de aveia ou aveia em flocos finos.
– 200 ml de leite de aveia caseiro que ensino mais abaixo (caso prefira pode usar o mesmo volume de água).
– 1 colherzinha de café rasa de essência de baunilha.
– Canela a gosto para finalizar.
Opcional: 1 banana prata bem madura
Como fazer o mingau de aveia
Numa panela aqueça a água ou o leite de aveia. Em seguida, adicione a aveia e mexa até engrossar. Desligue o fogo e adicione a essência de baunilha, misturando levemente. Transfira para o recipiente onde irá servir, polvilhe a canela e, se desejar, corte a banana em rodelas e coloque por cima.
OBS: Pra bebês menores, caso deseje colocar a banana, a fruta deve ser cortada em tamanhos pequenos que facilitem a mastigação.
Como fazer o leite de aveia caseiro
Essa receita é bem simples e prática e você só precisa de:
– 1 litro de água morna
– 1 xícara de farelo de aveia
– ¼ de xícara de aveia em flocos
– 1 filtro de pano ou pano de prato limpo para coar
Em um liquidificador adicione o farelo de aveia e a aveia em flocos e em seguida a água morna. Bata bem até formar um líquido homogêneo e em seguida coe para extrair o leite e remover os resíduos da aveia. Prontinho! Você pode usar o leite de aveia em diversas receitas.
Essa receita de mingau de aveia é uma opção bem bacana para introduzir a aveia na alimentação de toda a família, e principalmente das crianças.
Mas você conhece todos os benefícios da aveia? Vamos ver mais a seguir.
Benefícios da aveia para o bebê
Muitos pais têm me perguntado nas consultas sobre os benefícios do consumo de aveia na alimentação das crianças. Por isso, achei interessante trazer aqui no blog algumas informações acerca desse assunto.
A aveia é um cereal rico em fibras e nutrientes e que deve sim fazer parte da alimentação infantil. Vejamos então quais as vantagens do consumo da aveia pelas crianças:
1 – A aveia é rica em fibras, energia, proteínas e minerais
Por ser um cereal, a aveia é uma boa fonte de energia para as crianças, podendo substituir alimentos como o pão na alimentação infantil.
Também apresenta uma boa quantidade de proteínas, fundamental para o crescimento e desenvolvimento das crianças.
Em sua composição, também encontramos nutrientes importantes para o desenvolvimento infantil como cálcio e ferro.
2 – A presença de fibras na aveia ajuda no funcionamento intestinal.
As fibras presentes na aveia ajudam a prevenir a prisão de ventre, um sintoma bastante comum entre as crianças. Por isso, recomenda-se o consumo deste cereal desde a introdução alimentar.
É muito comum que os bebês ao iniciarem a introdução alimentar venham a apresentar prisão de ventre. Em alguns casos as crianças podem apresentar fezes ressecadas e ou ficar alguns dias sem conseguir evacuar. Por isso, o consumo de aveia deve sim ser incentivado na alimentação dos bebês, sendo fundamental a oferta de água entre as refeições.
3 – A aveia pode ser consumida na fase da introdução alimentar.
Muitos pais acreditam que bebês não devem consumir aveia, mas isso é um grande engano. Justamente por ser um alimento bastante nutritivo e rico em fibras, deve sim ser apresentado para os bebês acima de 6 meses de vida.
A aveia pode ser adicionada nas papinhas de frutas e como ingrediente de receitas como o mingau.
4 – Auxilia na aceitação de outros alimentos
Em função da textura dessa preparação, o mingau de aveia tem sido usado como uma boa alternativa de lanches para bebês acima de 6 meses. A adição de frutas como banana nessa preparação deixa a refeição ainda mais atrativa e melhora a aceitação desse alimento pelos pequenos.
Cuidados ao fazer o mingau de aveia para bebês
A receita tradicional de mingau de aveia feita com leite e açúcar não deve ser consumida por bebês. O leite é contraindicado no primeiro ano de vida do bebê em função de aumentar o risco para alergias. Após 1 ano de idade o bebê já pode consumir a preparação com leite sem riscos, menos nos casos de crianças com APLV – alergia a proteína do leite de vaca, onde o leite continua sendo restrito.
Lembrando que é recomendado evitar o consumo de açúcar nos dois primeiros anos de vida da criança. O consumo de açúcar antes dos dois anos pode gerar problemas como a modulação do paladar, por exemplo. Isso gera dificuldades para a construção de bons hábitos alimentares e até um futuro adulto com paladar infantil. Por isso, deve-se evitar adicionar açúcar refinado na preparação do mingau de aveia.
Se você ficou com alguma dúvida sobre a receita ou sobre os benefícios da aveia, deixe aqui nos comentários. Bom apetite, e até a próxima!
É recomendado dar o mingau de aveia ! A noite na ceia? Para o bebê?
Não há problema algum em oferecer no período da noite.
Lembrando que se o bebê tiver até 1 ano, não é recomendado o uso do leite de vaca para preparar o mingau. Nesse caso, use o leite de aveia, como eu ensino no texto.
Como fazer o mingau de aveia sem leite para bebês
Oi Lilian.
Experimente usar o leite de aveia, como eu ensino no texto. Fica delicioso também!