A minha dica de receita de hoje no blog é pão de queijo fit! Apesar de ser considerado por muitas pessoas como um grande vilão das dietas, o pão de queijo pode sim fazer parte de uma rotina alimentar saudável, desde que seja consumido com consciência e equilíbrio.
Mas é claro que a receita tradicional de pão de queijo, por levar uma quantidade maior de óleo nos ingredientes, acaba sendo mais calórica. Isso faz com que busquemos alternativas mais saudáveis para essa saborosa preparação. Por isso, e atendendo a pedidos de alguns leitores aqui do blog, trouxe aqui a minha versão de um pão de queijo fit, que apesar de ser mais leve que a receita tradicional, é bem saborosa!
Além disso, percebo que há muitas dúvidas sobre se a grávida pode comer pão de queijo, e sobre como introduzir esse alimento aos bebês. Assim, se quer saber se o seu bebê pode comer pão de queijo, ou se você também pode desfrutar dessa delícia durante a sua gravidez, nesse post eu também esclareço essas dúvidas.
Vamos lá?!
Receita de pão de queijo fit
Para essa receita você vai precisar de:
– 2 colheres de sopa de creme de ricota
– ½ xícara de ricota ralada
– 1 xícara de polvilho azedo
– 1 copo (180 ml) de iogurte natural
– 1 colher de sobremesa de chia ou semente de linhaça (opcional)
Modo de preparo:
– Em uma vasilha, coloque o creme de ricota e a ricota ralada e misture bem.
– Em seguida, adicione o polvilho e misture para incorporar.
– Adicione aos poucos o iogurte natural e continue misturando levemente. Se achar necessário, adicione mais iogurte natural até que atinja a consistência desejada.
– Com as mãos, enrole a massa em formato de bolinhas e coloque-as separadas umas das outras numa forma levemente untada com azeite.
– Leve para assar a 180 ºC por cerca de 30 minutos ou até os pães de queijo ficarem dourados.
Bom apetite!
Mas se você achou essa receita trabalhosa, ou procura uma alternativa de receita mais prática, vou deixar aqui também uma outra dica de receita de pão de queijo que dá para fazer rapidinho na frigideira na hora que bater aquela vontade de fazer um lanchinho!
Receita de pão de queijo fit de frigideira
Essa receita é bem prática e fica pronta rapidinho! E o mais legal é que a massa é feita com a ajuda de um liquidificador.
Vamos aos ingredientes:
– 1 ovo inteiro (gema e clara)
– 1 clara (separe a gema do ovo e use apenas a clara)
– 1 colher de sopa de água
– 2 colheres de sopa de polvilho doce
– 1 colher de sopa de polvilho azedo
– 1 colher de sopa de queijo branco ralado (minas ou ricota). Se quiser pode usar até o requeijão light, assim sua receita ficará ainda mais cremosa)
– Sal a gosto
OBS: Para deixar a receita ainda mais nutritiva e saborosa, adicione 1 colher de sopa rasa de aveia (farelo ou flocos finos) na massa!
Modo de preparo:
– No liquidificador, bata todos os ingredientes até que todos eles incorporem bem.
– Transfira a massa para uma frigideira antiaderente. Use o fogo baixo e espere a massa cozinhar até se soltar do fundo.
– Após dourar um lado, vire a massa e deixe dourar do outro lado e está pronto o seu pão de queijo.
Bom apetite!
Vou deixar para vocês aqui nesse post também outra receita de pão de queijo na versão com tapioca! Para muitos pode ser conhecida também como crepioca de queijo, já que a massa fica bastante parecida com a de crepe ou panqueca! Vale a pena experimentar!
Receita de pão de queijo fit com tapioca
Para essa receita você vai precisar de:
– 3 colheres de sopa de goma de tapioca
– 1 ovo inteiro (gema e clara)
– Sal a gosto
– 1 fatia média de queijo branco ralado (minas ou ricota)
Modo de preparo:
– Em uma tijelinha, bata o ovo com um garfo até formar espuma.
– Em seguida, adicione a tapioca e misture bem até a goma dissolver por completo.
– Adicione o queijo e misture novamente.
– Tempere com sal e se desejar utilize outros temperos de sua preferência – eu gosto de usar além do sal, orégano e cheiro verde nessa receita!
– Leve a massa para uma frigideira antiaderente e deixe cozinhar em fogo baixo até soltar do fundo.
– Vire a massa e deixe dourar do outro lado.
Bom apetite!
Grávida pode comer pão de queijo?
Uma dúvida muito comum das gestantes é se grávida pode ou não comer pão de queijo. Na verdade, o pão de queijo pode sim ser consumido pelas gestantes sem maiores riscos. Assim, se você está grávida e com vontade de comer um pãozinho de queijo quentinho, vá em frente garota!
Mas como tudo na vida, vale aquele velho conselho de comer com consciência e equilíbrio. O pão de queijo é um alimento que, se consumido em quantidades excessivas, pode contribuir para um ganho de peso descontrolado, que está associado ao aparecimento de diabetes e de pressão alta na gravidez. Assim, mesmo com as receitas de pão de queijo fit, evite consumir em excesso esse alimento.
Meu bebê pode comer pão de queijo?
Se o seu bebê tem mais de 1 ano, não há problema em oferecer pão de queijo a ele. Mas lembre-se sempre de não exagerar na quantidade e nem substituir as principais refeições por esse alimento, já que isso pode prejudicar o seu hábito alimentar.
O pão de queijo tradicional, por levar queijo e leite na receita, não deve ser oferecido para crianças menores de 1 ano. O consumo de leite e derivados é contraindicado para bebês dessa idade, pois pode trazer risco para a sua saúde. Aqui no blog já escrevi um outro texto explicando melhor essa questão, no post “12 alimentos proibidos para bebês”.
Mas a partir de 10 meses, você pode começar a oferecer essa preparação, desde que haja outros ingredientes como substitutos do leite e do queijo. Por isso, trouxe uma ideia de receita de falso pão de queijo para bebês! Ele é feito com mandioquinha (batata baroa) e fica bem saboroso! Vamos lá?
Receita de falso pão de queijo para bebês
Para essa receita você vai precisar de:
– 2 xícaras de chá cheias de mandioquinha (batata baroa) já cozida
– 1 e ½ xícara de chá de polvilho doce
– ½ xícara de chá de polvilho azedo
– 1 colher de chá de fermento químico em pó
– ¼ de xícara de água
– 5 colheres de sopa de azeite
– Temperos naturais de sua preferência: orégano, manjericão desidratado, cebolinha desidratada, curry etc.
Modo de preparo:
– Amasse bem a mandioquinha cozida com um garfo até formar um purê uniforme e reserve.
– Em uma vasilha coloque o polvilho doce, o polvilho azedo e o fermento e misture levemente.
– Em uma panela, coloque a água e adicione o azeite. Deixe ferver.
– Retire a água com o azeite do fogo e despeje aos poucos na mistura de polvilhos e fermento. Vá mexendo bem até virar quase uma farofa.
– Por último, adicione à massa o purê de mandioquinha e vá misturando bem até obter uma massa uniforme.
– Faça bolinhas de tamanho médio com a massa, e coloque-as separadas umas das outras numa forma antiaderente e levemente untada com azeite.
– Leve ao forno pré-aquecido e deixe assar numa temperatura de cerca de 200ºC, por cerca de 30 minutos ou até que fiquem dourados. Certamente as crianças irão adorar.
Até a próxima!