O café da manhã, também chamado de desjejum, é uma das principais refeições diárias. Porém, é bastante comum ouvir relatos de pessoas que, por diversos motivos, não consomem essa refeição. A falta de tempo para o preparo dos alimentos, a ausência de fome ou as náuseas matinais são apenas algumas justificativas relatadas por quem não tem o hábito de tomar o café da manhã.
Diversos estudos demonstram que o consumo dessa refeição traz mais saciedade e reduz a ingestão calórica ao longo do dia, ajudando assim na prevenção da obesidade. Além disso essa refeição matinal é capaz de fornecer uma maior ingestão de vitaminas e minerais, como o cálcio presente nos leites e derivados.
O hábito de pular o café da manhã tem sido bastante frequente não só pelos adultos, mas principalmente pelas crianças e adolescentes. O consumo desta refeição por crianças e adolescentes é importante, pois contribui para um melhor rendimento escolar dos estudantes.
Entre a última refeição do dia anterior e o despertar, permanecemos em média de seis a oito horas sem se alimentar. Mesmo dormindo, nosso corpo gasta energia para suprir nosso metabolismo basal, necessário para manter as nossas funções básicas como a respiração e os batimentos cardíacos, por exemplo.
Considerando todas as atividades laborais que iremos realizar ao longo do dia, nosso corpo necessita de energia suficiente para começar a trabalhar. Desta forma, o café da manhã irá fornecer os nutrientes necessários para que possamos dar início a nossa rotina.
Para ser considerada saudável, é importante que essa refeição contenha alimentos como leites e derivados, pães e cereais integrais e frutas ou sucos naturais fornecendo fibras, energia e nutrientes indispensáveis para a nossa saúde.
Sendo assim, não deixe de consumir seu café da manhã. Ele é importante para uma melhor qualidade de vida. Um café da manhã equilibrado ajuda no controle do excesso de peso e auxilia na prevenção de diversas doenças crônicas como a diabetes e a hipertensão.