Chamamos de fibras as porções dos alimentos que são resistentes ao processo de digestão e absorção no nosso organismo. E é em função disso que essas substâncias são capazes de exercer efeitos benéficos para a saúde.
O consumo regular de fibras pela alimentação auxilia na regularização do funcionamento intestinal, melhorando os sintomas relacionados ao intestino preso. Um intestino com funcionamento adequado contribui para a prevenção de diversas doenças e para o controle do excesso de peso.
As fibras da aveia, por exemplo, além de ajudar na função intestinal, têm efeito na redução dos valores de glicose e colesterol no sangue, e por isso são muito importantes para pessoas com diabetes e com alteração nos valores de colesterol. Diversos estudos demonstram a associação entre o consumo de uma dieta adequada em fibras com a redução de doenças do coração e diabetes.
As fibras podem ser encontradas em diversos alimentos de origem vegetal como grãos e cereais integrais, leguminosas, frutas e hortaliças. Porém, para o bom funcionamento dessas substâncias em nosso organismo, é muito importante que haja a ingestão adequada de água, que deve ser em torno de 2 litros por dia.
O aumento do consumo de fibras na alimentação, de acordo com o hábito alimentar de cada um, pode ser feito com o auxílio de um nutricionista, que irá indicar quais as melhores alternativas de alimentos e como consumi-los.